No dia 11 de Maio de 2011 visitámos o departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no Campo Grande, no Dia Aberto.
Planta da Faculdade |
No átrio do pavilhão C3, dirigimo-nos ao balcão do departamento de Física. Fomos então encaminhados para uma sala do edifício C1 onde decorreu o programa "Física à Solta". Vários alunos da faculdade mostraram diversas experiências como, por exemplo:
- medir o som produzido por um piano eléctrico e um diapasão com um osciloscópio, para notar a diferença na constituição da onda sonora
- colocar um relógio com alarme dentro de um espaço com vácuo para mostrar que o som não se propaga
- mostrar o percurso dos electrões emitidos num feixe utilizando papel fluorescente e um “candeeiro de plasma”
- arrefecer um comboio de plástico com azoto líquido para provar que, a temperaturas muito baixas, o comboio se torna um supercondutor, e colocá-lo numa pista magnética para verificar que não existe atrito
- utilizar prismas para refractar a luz e explicar distúrbios visuais como a miopia, a hipermetropia e o estigmatismo
- e outras experiências, relacionadas com o momento linear e rotativo mas não só…
Prof. Daniel Froidevaux |
A seguir, fomos ao anfiteatro do pavilhão C3, onde assistimos à conclusão da palestra do Professor Daniel Froidevaux, do CERN (European Organization for Nuclear Research), sobre o LHC e a procura do Bosão de Higgs e outras partículas. Conseguimos ainda colocar algumas perguntas ao Professor nos 30 minutos que se seguiram à palestra.
Prof. Francis Halzen |
Por fim, assistimos à palestra do Professor Francis Halzen, da Universidade de Wisconsin, sobre Astrofísica de partículas, e as experiências “Amanda” e “Icecube” na Antárctida para capturar neutrinos (partículas difíceis de registar que resultam das reacções nucleares).
Sem comentários:
Enviar um comentário