domingo, 16 de janeiro de 2011

Three Mile Island


   Desde o inicio da exploração da energia nuclear que houve acidentes e percalços, uns mais conhecidos que outros, mas todos com o seu grau de importância. Esta entrada vai ser a primeira de duas nas quais iremos contar-vos os factos sobre dois dos acidentes mais conhecidos e desmistificar aquilo que muitos pensam sobre centrais nucleares. Este primeiro artigo irá focar-se sobre o acidente na central nuclear em Three Mile Island. 

   Esta central ocupa uma ilha, a 3 quilómetros de Middletown, no estado da Pennsylvania. O acidente ocorreu no dia 28 de Março de 1979. O reactor presente em Three Mile Island usava um reactor a água pressurizada que, na altura, devido a um sobreaquecimento do sistema, activou o protocolo de segurança. Este consiste em abrir uma das válvulas que irá regular a pressão do reactor. Até aqui tudo bem. O problema ocorreu quando a pressão desceu e a válvula não fechou completamente, levando a uma pequena perda do líquido refrigerante. 



   Isto provocou uma interpretação incorrecta dos aparelhos e induziu os cientistas em erro, que terminaram a operação de arrefecimento. O reactor voltou a sobreaquecer mas desta vez o protocolo de segurança não se activou. Como consequência, parte do núcleo do reactor derreteu por ter entrado em contacto com materiais radioactivos, enviando gases radioactivos para a atmosfera. 

   No entanto, não há registo de lesões relacionadas com a radiação libertada, que acabou por ser contida. O reactor está encerrado por não ser seguro utilizá-lo (pode ainda haver vestígios de radiação). Quanto a lesões, embora não tenham sido registadas, há estudos que dizem que terá havido um aumento na percentagem de cancro do pulmão e leucemia na área circundante.

Sem comentários:

Enviar um comentário